quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Especial 1º ano - A Salto ao 1º ano

Olá!

Antes de mais, sejam bem vindas e bem vindos!

A primeira pergunta que poderás estar a fazer mal recebes isto é: “quem são estas pessoas que me estão a dar um jornal?”. Na verdade, somos apenas estudantes como tu, e interessamo-nos por mais do que a medicina. Gostamos de pensar sobre o que se passa à nossa volta, sobre o que marca a actualidade e sobre as transformações da escola e do mundo. E gostamos também de tomar uma parte activa nessas transformações.

“Mas afinal o que é isto do A-Salto?”, poderás pensar a seguir. O A-Salto é o jornal do Salta. E o Salta é um “grupo” formado no início do ano lectivo anterior, sem secas de chefes ou estatutos (para isso já basta quase tudo o resto, como vais perceber). No Salta participam essas pessoas de que já te falei e por ele já passou muita gente da faculdade. E fazemos este jornal com as nossas mãos, sem apoios nem patrocínios (parece impossível!), porque gostamos de partilhar as nossas reflexões com mais gente, muito mais gente, sempre mais gente!

“Porquê formar um grupo?”. Na nossa opinião, é muito mais divertido, produtivo, diversificado e enriquecedor fazer o que gostamos e nos propomos a fazer - pensar, discutir, criar, inventar, agir, intervir, propor, lutar, transformar, rir – quando o fazemos em conjunto. E porque não havia nenhum “sítio” na faculdade onde pudéssemos fazer coisas desta maneira.

“Mas o que fazem em concreto?”. Criamos jornais, cartazes, panfletos, autocolantes, participamos nos órgãos da FML, exibimos filmes, organizamos debates e passeios por Lisboa. Esperamos este ano fazer muito mais! E também bebemos copos! :)
“E porquê um especial 1º ano?”. Em primeiro lugar porque gostamos de receber bem as pessoas, e gostamos de o fazer não com gritos ou pinturas, mas com informações, propostas, ideias e pensamentos. Porque quem agora chega não nos conhece. E também porque queremos mostrar às pessoas um lado diferente da FML (que por vezes não é fácil de se conhecer ou de se habituar) para que todos possam(os) ter a melhor “estadia” naquela que muitos te vão dizer ser a tua nova “casa”!

“E como me posso eu juntar a vocês?” (Ok, isto já somos nós a pensar!). Sempre que quiseres, da forma que quiseres, e com o contributo que quiseres! Podes aparecer a todas as reuniões ou só a uma. Podes querer fazer um filme, um debate ou simplesmente pensar sobre algo ou partilhar uma ideia. Podes querer saber mais sobre como resolver um problema na FML. Podes falar com qualquer um de nós quando quiseres ou simplesmente mandar um mail.

Acima de tudo queremos dizer-te que vão de certeza ser anos muito bons da tua vida, e que há muito mais vida na FML para além dos estudos! E que possas Saltar connosco!

Sem comentários: